Serviços

TELHADOS VERDES

Execução de projectos de construção de Telhados (coberturas) Verdes extensivos e intensivos



 

Os telhados verdes são nada mais que um sistema de cobertura construído por camadas especiais que proporcionam a sobrevivência e integridade física de uma massa de vegetação sob o telhado da edificação.

 

Não se trata de uma inovação tecnológica.

 

 

Os telhados verdes vêm sendo usados desde há milhares de anos, (como exemplo: os antigos jardins suspensos) e analisados mais recentemente por pesquisadores alemãos desde a década de 60.

 

Hoje em dia, com uma perspectiva mais abrangente e amadurecida, não se tratam apenas de elementos estéticos, mas sim de uma técnica construtiva que proporciona benefícios para a edificação em si e seu redor.

 

 

Mais do que a valorização da edificação os telhados verdes podem ser mais eficazes do que os telhados convencionais, devido as seguintes características e vantagens:

 

 

  • possuem maior durabilidade;

 

  • são isolantes térmico e acústico;

 

  • possuem maior retenção de águas pluviais;

 

  • possuem maior retenção de poluentes;

 

  • criam um atraso do escoamento da água e consequentemente desobstrução de sistemas de esgotos;

  • A acção da evapo-transpiração da vegetação resulta na diminuição do fluxo de calor para dentro das edificações e ao mesmo tempo, renova o micro-clima nas proximidades da edificação, reduzindo os efeitos de "ilha de calor" e aquecimento global.

 

 

Uma camada de substrato de 10-12 cm pode diminuir a temperatura no interior da edificação em média de 3 - 6C.

 

 

Além disso, a vegetação atua como "purificador do ar", isso porque a evaporação e transpiração da vegetação retém poluentes (1m de telhado verde pode reter 2kg de partículas atmosféricas por ano).

 

 

Todos esses benefícios podem resultar principalmente na economia de energia e custos com ar condicionado em dias quentes, melhor qualidade de vida e bem estar humano, efeitos positivos para o sistema de esgotamento da região e redução do efeito de aquecimento global.

 

 

Os benefícios apontados no uso dos telhados verdes parecem por si só justificar a difusão dos telhados verdes nos grandes centros urbanos. Os efeitos nocivos que o ambiente construído causa ao ambiente natural poderiam ser atenuados se a malha urbana fosse pensada juntamente com as relações climáticas e não apenas sob aspectos sócio-culturais, necessidades, limitações econômicas, contextuais, etc.

 

 

Contacte-nos para um orçamento através do nosso formulário de contacto.

 

 



voltar





Empresas associadas:

Copyright © Bio Building 2017
Criado por KeyWeb
Newsletter
Registe-se e receba toda a nossa informação
Registar E-mail
Adicionar     Remover